Unidade de Saúde Familiar Emergir


Coordenadora

Tatiana Bormotova

Conselho Técnico

Dra. Marta Lapa
Enf. Helena Mendes (Interlocutora Enfermagem)
AT. Ilda Franca (Interlocutora Administrativa)

Equipa Médica

Tatiana Bormotova
Ana Guiomar
Carla Castro
Cláudia Penedo
Isabel Pardal
Marta Lapa
Olga Xavier
Paula Cândido
Sandra Espadana

Equipa de Enfermagem

Ana Baião
Anabela Maltez
Carla Ares
Célia Fernandes
Helena Mendes
Maria José Godinho
Margarida Barrero
Raquel Costa
Roberto Silva

Equipa de Secretariado Clínico

Ana Esteves
Emília Silva
Ilda Franca
Maria Alice Rocha
Maria Malta
Paula Lopes


As áreas de intervenção da USF Emergir, baseiam-se na Carteira Básica de Serviços, que se encontra dividida em:

  1. Vigilância, promoção da saúde e prevenção da doença nas diversas fases de vida:
    • Geral;
    • Saúde da mulher: Planeamento Familiar, Saúde da Grávida, Rastreio do cancro do Colo do Útero;
    • Saúde do recém-nascido, da criança e adolescente;
    • Saúde do adulto e do idoso;
    • Vacinação
  2. Cuidados em situações de doença aguda;
  3. Acompanhamento clínico das situações de doença crónica e patologia múltipla: Consulta da Diabetes, Hipertensão, DPOC;
  4. Cuidados no domicílio (destinam-se aos utentes em situação de dependência, incapacitados de se deslocarem a esta USF);
  5. Interligação e colaboração em rede com outros serviços, sectores e níveis de diferenciação;

Consulta de infiltrações periarticulares: destina-se aos utentes inscritos na USF Emergir com patologia reumatológica como Síndrome do Túnel Cárpico, Epicondilite, Tenossinovite de Quervain, Ombro Doloroso, Bursite Trocantérica, Bursite Anserina, Fascite Plantar, outros.
Consulta DPOC: é uma consulta de vigilância de utentes inscritos na USF Emergir com diagnóstico da DPOC.


População abrangida – utentes com inscrição ativa na USF Emergir.

O período de funcionamento da USF Emergir é das 8h às 20h, nos dias úteis. No período de encerramento, sábados, domingos e feriados, deve contactar a linha SNS 24 (808 24 24 24) ou recorrer às alternativas disponibilizadas.
Sempre que possível, os cuidados são prestados pela sua equipa de saúde, respetivo Médico ou Enfermeiro de Família.

A marcação das consultas pode ser efetuada por qualquer meio de comunicação, designadamente, presencial, telefone, portal SNS (e-agenda), correio eletrónico, correio, diretamente pelo próprio ou através do seu representante.
O agendamento para os programas de saúde prioritários Saúde Infantil, Saúde Materna, Planeamento Familiar, Rastreio Oncológico, Doença Crónica, é realizado preferencialmente pelo enfermeiro da microequipa.

Consultas e serviços existentes

Consulta programada (médica ou de enfermagem)

Consulta de iniciativa do cidadão ou da equipa de família marcada com antecedência, sem carater de urgência, por qualquer meio de comunicação, preferencialmente no horário da própria equipa de família: Saúde do adulto, Doença crónica (vigilância dos utentes hipertensos, diabéticos, hipocoagulados), Saúde Infantil e Juvenil, Saúde da Mulher (Planeamento familiar, Saúde Materna, Consulta de Rastreio do Cancro do Colo do Útero), Domicílio, Outros;

Consulta por doença aguda

É uma consulta de iniciativa do utente, não programada, realizada no próprio dia, com duração máxima prevista de 15 minutos, devido ao aparecimento recente dum problema de saúde ou agudização de outros já existentes. Consulta por doença aguda é solicitada, através da linha Saúde 24 – (808 24 24 24), que realiza triagem da situação clínica. No caso da referenciação do utente para observação médica, o secretariado da USF entra em contacto e agenda consulta dentro do tempo estabelecido pela linha Saúde 24 (6h, 12h ou 24h).

Vacinação

É uma atividade de enfermagem, preferencialmente, com marcação previa, onde são disponibilizadas e administradas vacinas de acordo com as orientações do Programa Nacional de Vacinação (PNV). As vacinas não previstas no PNV só serão administradas mediante prescrição médica.

Sala de tratamentos

É uma atividade de enfermagem, preferencialmente, com marcação previa, de prestação de cuidados no âmbito do tratamento deferidas ou administração terapêutica.

Renovação de Receituário Crónico

Destina-se à renovação de receituário crónico e pode ser solicitado presencialmente, por correio normal ou eletrónico, por telefone ou através da APP SNS24. A USF Emergir garante a renovação da prescrição até ao terceiro dia útil após o registo do pedido.

Serviço administrativo

O primeiro contacto do utente com a USF passa sempre pelos serviços administrativos. O atendimento é feito por ordem de chegada, através de senhas numeradas. Se já tiver marcação (médico/enfermeiro) a presença é feita através da senha no quiosque eletrónico. Solicita-se comparência 15 min antes da hora da marcação.

Atendimento telefónico/email

O atendimento telefónico é gerido através de um sistema de atendimento automático, em funcionamento entre as 8h e as 20h (19:45). Neste período a sua chamada fica registada e será retribuída no próprio dia por um secretário clínico. Ao ligar para a USF o utente deve selecionar uma das seguintes opções: consulta de doença aguda, consulta programada, pedido de receituário, outros assuntos. Pode também contactar-nos através do email da USF.

Serviços Mínimos

A equipa entra em serviços mínimos quando se verificar a ausência de mais de metade dos seus elementos, sendo asseguradas as seguintes atividades:

  • Situações de doença aguda;
  • Administração de vacinas;
  • Realização do diagnóstico precoce;
  • Realização da primeira consulta de vida do recém-nascido e consultas de vigilância do recém-nascido se a situação de ausência interferir com a sua vigilância normal, nomeadamente a 1ª consulta na vida e a do 1º mês;
  • A realização da primeira consulta de Saúde Materna e Consultas de saúde materna se a situação de ausência interferir com a vigilância normal da grávida;
  • Avaliação de intercorrências da gravidez, em qualquer idade gestacional;
  • Disponibilização de anticoncecionais;
  • Encaminhamento para interrupção voluntária da gravidez;
  • Renovação dos certificados de incapacidade temporária para o trabalho no caso de ausências superiores a três dias úteis;
  • Avaliação e emissão de certificação de óbitos;
  • Renovação de receituário crónico;
  • Cuidados curativos e a visita domiciliária para cuidados curativos se, quando não realizados, colocarem em risco a recuperação clínica do doente;
  • Atendimento presencial ao público.

Endereço de correio eletrónico: usf.emergir@ulslo.min-saude.pt
Contacto telefónico: 214 489 630 / 214 489 640
Morada: Rua Nova Aliança Piso 0, 2785-289 S. Domingos de Rana

Scroll to Top