Unidade de Saúde Familiar Damião de Góis

Congregamos a experiência da equipa que começou a formar-se nas antigas instalações na rua Damião de Góis com a inovação trazida por novos elementos.

À rua fomos buscar não só o nome, mas também o espírito crítico e humanístico do epónimo historiador. Procuramos em equipa multidisciplinar proporcionar os melhores cuidados, não só curativos mas também nos vários níveis de prevenção, estando presentes ao longo das várias etapas – desde o nascimento ao final de vida.

Esperamos que o empenho e dedicação de toda a equipa possam contribuir positivamente para o estado de saúde dos nossos Utentes.


Coordenadora

Raquel Mota Faria

Equipa Médica

Raquel Mota Faria
Laura Pereira Silva
Sara MD Sousa
Sergio Ribeiro Silva
Sofia R. Rodrigues
Vera Custodinho Santos

Equipa de Enfermagem

Isabel Seixas
Margarida Pires
Rosário Dias
Teresa Simões
Rosemary Ribeiro
Silvia Cardoso

Equipa de Secretariado Clínico

Carla Borges
Patrícia Simões
Isménia Jesus


Consulta do dia

São consultas de marcação no próprio dia para resolução e avaliação de problemas agudos (evolução inferior a 72 horas) por médico ou enfermeiro e/ou que não possam aguardar para marcação de consulta programada.

Consulta Programada de Medicina Geral e Familiar

Pode ser marcada por iniciativa do utente;
Não tem carácter de urgência;
Destina-se a avaliar o estado geral de saúde de Utentes

Consulta Programada de Vigilância de Problemas de Saúde

  • Consulta de Diabetes

Consulta Programada de Vigilância de Saúde

  • Consulta de Saúde Infantil e Juvenil
    • Vigilância do desenvolvimento das crianças e adolescentes;
      São marcadas nas idades-chave preconizadas pela Direção Geral de Saúde (O primeiro contacto deve ser tão precocemente quanto possível, de modo a fazer o teste do pezinho ainda antes do 6º dia de vida)
  • Consulta de Saúde Materna
  • Consulta de Planeamento Familiar

Consulta médica e de enfermagem no domicílio

Destina-se ao acompanhamento de doentes dependentes, com mobilidade condicionada ou outra situação incapacitante de se dirigir à Unidade de Saúde.
Marcadas após contacto e avaliação pelo médico ou enfermeiro

Consulta não presencial

Servem para resolver situações que não necessitem, no momento, de avaliação clínica e presencial como por exemplo: Renovação de receituário crónico (serão prescritos apenas os medicamentos que constem na medicação crónica. A renovação do receituário será efetuada no prazo de 3 dias uteis.), credenciais de transporte; outras situações definidas pelo seu médico/enfermeiro de família

Intervenções de enfermagem

Na sala de tratamentos da unidade são efetuados vários tipos de cuidados:

  • Administração de medicação injetável;
  • Realização de pensos;
  • Outros tratamentos e avaliações de enfermagem.

A realização de pensos, tratamentos e aplicação de injetáveis serão efetuados em dia e hora marcados previamente (o 1ª contacto deverá ser marcado na secretaria, sendo os seguintes agendados pelo enfermeiro);

Os tratamentos e administração de medicação serão feitos conforme a guia de tratamentos emitida pelo médico, devendo fazer-se acompanhar da mesma.

Vacinação

No primeiro contacto com a USF deverá trazer o seu boletim de vacinas;
As vacinas são administradas de acordo com o PNV;
A administração de outras vacinas só pode ser realizada mediante a apresentação da receita / guia de tratamento médica;
A marcação é feita na secretaria;
A transcrição de boletins de vacinas não portugueses é diferida de acordo com a disponibilidade do serviço, devendo estes vir traduzidos em Português.



Horário de Funcionamento

  • Das 08:00 às 20:00 todos os dias úteis.
  • Aos sábados, domingos e feriados a USF está encerrada.

Horário de Consultas

Das 08:00 às 19:40 todos os dias úteis.

A duração das consultas depende da tipologia das mesmas.

Circuito do Utente

  • Traga sempre o seu cartão de utente ou cartão do cidadão. Deve ser sempre portador de um documento identificativo com fotografia.
  • À chegada retire senha no Quiosque eletrónico, poderá confirmar a sua consulta/tratamento previamente agendada ou ser atendido pela Secretaria Clinica e orientado de acordo com o motivo que o levou à USF.
  • Compareça com antecedência para ter tempo de confirmar a sua presença – a hora marcada é a prevista para o início do seu atendimento com o médico ou enfermeiro
  • Aguarde na sala de espera pela sua chamada para ser atendido(a). Não aguarde nos corredores. (Será chamado para a consulta por ordem de marcação)
  • Caso se atrase para a sua marcação, por favor, tente avisar o balcão de atendimento. Será marcada falta em caso de atrasos superiores a metade do tempo de duração da consulta e o Médico e/ou Enfermeiro de Família poderão não ter possibilidade de realizar a consulta/tratamentos no dia do atraso, sendo possível a sua remarcação para um dia posterior.
  • Agradecemos que avise o balcão de atendimento, com a máxima antecedência possível, se tiver de faltar a uma consulta ou a um tratamento agendado ou sempre que desejar transferir a sua marcação.
  • O pedido de marcação de consulta pode ser feito de forma presencial na Unidade, por telefone, email ou Portal do Utente.

Endereço de correio eletrónico: damiaodegois.utentes@ulslo.min-saude.pt
Contacto telefónico: 210 736 920
Morada: Rua Dr. Manuel de Arriaga, 32-40 1495-080 Algés

Scroll to Top