Unidade de Saúde Familiar Fonte de Água

A USF Fonte de Água foi inaugurada a 19/10/2020, na Freguesia de Alcabideche.
O seu nome foi escolhido, baseando-se na história da referida freguesia.

Alcabideche provém da palavra árabe “al-qabdaq” que significa “fonte de água”, atribuindo-o à existência de duas grandes fontes desta localidade, a “da vila que é muito diurética e cura a dor de pedra e a de fartapão que cura a diarreia”.

O seu logotipo representa água a sair da fonte, as três linhas simbolizam os grupos profissionais da unidade debruçados sobre o objetivo comum de cuidar e a cor verde simboliza crescimento, renovação e esperança.


Coordenadora

Marta Fevereiro

Conselho Técnico

Dra. Sara Fernandes
Enf. Rita Abelho
AT. Cristina Montenegro

Equipa Médica

Marta Fevereiro
Catarina Pinheiro
Joana Roussado
João Grácio
Rita Abelho
Rui Lopes
Ana Rita Afonso
Catarina Anunes
Nicole Geraldes

Equipa de Enfermagem

Ana Baião
Anabela Maltez
Carla Ares
Célia Fernandes
Helena Mendes
Maria José Godinho
Margarida Barrero
Raquel Costa
Roberto Silva

Equipa de Secretariado Clínico

Ana Cristina Pereira
Cristina Montenegro
Fernando Sioga


A USF tem como compromisso assistencial a carteira básica de serviços das USF, nomeadamente:

Vigilância, promoção da saúde e prevenção da doença nas diversas fases de vida

  1. Geral
  2. Saúde da mulher;
  3. Saúde do recém-nascido, da criança e do adolescente;
  4. Saúde do adulto e do idoso;
  5. Cuidados em situação de doença aguda;
  6. Acompanhamento clínico das situações de doença crónica e patologia múltipla;
  7. Cuidados no domicílio;
  8. Interligação e colaboração em rede com outros serviços, sectores e níveis de diferenciação, numa perspetiva de «gestor de saúde» do cidadão.

Gestão Terapêutica

Programa de gestão da polimedicação no doente crónico complexo e frágil com o objetivo de otimização do uso da medicação, sendo centrado no doente e nas suas necessidades em saúde, requerendo uma abordagem holística, baseada na evidência e na colaboração entre os vários profissionais (médico, farmacêutico e enfermeiro) e o doente ou seu cuidador. Iniciado em janeiro 2022. Conta com a colaboração da Dra. Ana Parola – farmacêutica da ULSLO.

Objetivos

  • Potenciar o uso efetivo e seguro de medicamentos, garantindo que as pessoas obtêm os melhores resultados possíveis dos seus medicamentos.
  • Otimizar os resultados em saúde resultantes do uso do medicamento em doentes polimedicados.
  • Melhorar o conhecimento e competências dos doentes sobre a sua terapêutica medicamentosa e utilização adequada da mesma.
  • Melhorar a adesão à terapêutica
  • Medir os resultados decorrentes da utilização otimizada do medicamento
  • Identificar e estabelecer intervenções de otimização da medicação orientadas às características específicas de cada doente polimedicado.
  • Realizar uma estratificação do risco para PRM (Problemas Relacionados com os Medicamentos) dos cidadãos polimedicados, em função das suas necessidades em saúde, referenciando-os para as equipas e estratégias de intervenção mais adequadas para cada um dos níveis estabelecidos.
  • Otimizar a articulação médico-farmacêutico-enfermeiro nas UF dos CSP, disponibilizando, quando adequado, aos profissionais de saúde e utentes das USF ou UCSP em Portugal os serviços de um farmacêutico clínico.

Acompanhamento de Utentes em Desabituação de Benzodiazepinas

A prescrição de benzodiazepinas (BZD) está associada muitas vezes a situações de insónia e ansiedade, que são mantidas ao longo do tempo, complexificando a sua descontinuação e obrigando a estratégias personalizadas e multidisciplinares (médico, farmacêutico e psicólogo). Foi implementado uma consulta para a desabituação de BZD em utentes em idade ativa (18-65 anos) com consumo prolongado de BZD. Conta com a colaboração da Dra. Ana Parola – farmacêutica da ULSLO e da Dra Carla Martinho – Psicóloga da URAP da ULSLO.

Objetivos

  • Educar os utentes no sentido de lhes dar ferramentas que os ajudem a prevenir a insónia e a reduzir a necessidade de terapêutica para a mesma, facilitando o desmame;
  • Desmistificar a ansiedade, como algo negativo e criar novos significados, que ajudem os utentes a gerir melhor os períodos de ajustamento e de espera, perante situações adversas, que ocorrem ao longo do ciclo de vida;
  • Acompanhar o desmame de Benzodiazepinas de forma informada, respeitando o esquema definido para o Utente, tentando evitar situações de privação;
  • Avaliar a efetividade da intervenção.

A equipa interdisciplinar – Psicólogo, Farmacêutico e MGF – está em constante comunicação, partilhando problemas relativos à desabituação e possível risco de abandono. O psicólogo ajuda a desenvolver competências que permitam ultrapassar as dificuldades do processo de desabituação e o farmacêutico sugere o esquema de desmame que melhor se adequa ao utente, gerindo, com este, eventuais sintomas de abstinência que ocorram.



Endereço de correio eletrónico: usf.fontedeagua@ulslo.min-saude.pt
Contacto telefónico: 214 604 521
Morada: Rua Rio das Grades, 2645-559 Alcabideche

Scroll to Top