Unidade de Saúde Familiar Marginal

Centro de formação em Saúde Familiar sob o lema “uma pessoa aprende enquanto vive, uma organização vive enquanto aprende”.


Coordenadora

Ana Isabel Franco

Equipa Médica

Ana Isabel Franco
Ana Maria Alves
André Biscaia
Inês Madeira
Joana Morais
Luís Pedro Heitor
Maria Conceição Balsinha
Mário Santos
Tiago Carneiro
Vanessa Sá

Equipa de Enfermagem

Alexandra Almeida
Manuela Vieira
Ângelo Braz
Teresa Jorge
Cristina Travassos
Henriqueta Ferreira
Isabel Lobato
Paula Ferraz
Laura Nunes

Assistentes Técnicos

Anabela Simões
Alexandra Milheiro
Cláudia Sampaio
Vera Roquete
Pedro Vieira
Maria Fernanda Martins


A USF Marginal é uma USF modelo B. Desde o dia 22 de dezembro de 2015, que a USF Marginal é uma unidade acreditada pelo comité de certificação do Departamento da Qualidade na Saúde da Direção Geral de Saúde.
Os serviços que a USF Marginal presta aos seus utentes integram-se na carteira básica de serviços, que inclui:

  • Vigilância e promoção da saúde nas diversas fases da vida da pessoa no seu contexto familiar e social
  • Cuidados antecipatórios de educação para a saúde e procedimentos preventivos e curativos
  • Intervenção na doença aguda e acompanhamento na doença crónica
  • Resposta a necessidades sentidas através de intervenções da equipa multidisciplinar
  • Acolhimento personalizado por qualquer um dos elementos da equipa, envolvendo aspetos administrativos e/ou de saúde (consultas médicas e de enfermagem, atos administrativos e gestão da lista de inscritos).

A USF Marginal tem uma carteira adicional que assegura o “alargamento de cobertura ao sábado, das 9 às 13 horas”, e garante sempre a presença de um elemento de cada grupo profissional durante todo o período de funcionamento da unidade.

Consulta de Medicina Geral e Familiar
Consulta do adulto, de saúde infantil, de saúde da mulher, saúde materna.

Consulta de Enfermagem
Consulta de saúde infantil, de planeamento familiar, de saúde materna.

Tratamentos
Por pré-marcação e com guia de tratamento.
No domicílio: por pré-marcação com o seu enfermeiro de família.

Vacinação
Por pré-marcação com o seu enfermeiro de família


Projeto EPIC (Incidentes críticos, reclamações / sugestões de utentes)

Objetivos gerais: criar um circuito de registo e gestão de todo o tipo de episódios críticos e não conformidades, clínicas, administrativas ou quaisquer outras na USF Marginal.

Projeto LESMA – Ler e Estudar na Marginal

Objetivos gerais: criar uma dinâmica de formação entre os profissionais, aproveitando a dúvida da prática clínica como oportunidade de aprendizagem;

Objetivos específicos: melhoria contínua e atualização dos profissionais face a nova informação clínica; fomentar partilha de informação e discussão clínica entre profissionais.

Projeto Código de Boa Conduta Interna da USF Marginal

Objetivos gerais: tem como intuito prevenir e combater a prática de assédio no trabalho e pretende, nos termos da Lei n.º 73/2017, de 16 de agosto, servir de referência aos seus destinatários no sentido de garantir a salvaguarda da integridade moral dos trabalhadores e outros colaboradores, assegurando, designadamente, o direito a condições de trabalho que respeitem a dignidade individual de cada um/a.


Modelo de organização

A equipa da USF Marginal equipa multidisciplinar que assenta numa organização em rede de micro-equipas abertas e flexíveis. Estas definem-se pela presença de competências nucleares para a saúde da família e são constituídas por um administrativo, um enfermeiro e um médico.

A maioria das micro-equipas integra outros elementos que escolheram a USF Marginal para a sua formação pós-graduada – internos Internato Médico de MGF ou Pediatria – ou formação pré-graduada – alunos de medicina e de enfermagem, e internos do Ano Comum.

De seguida, lista-se a organização por micro-equipas da USF Marginal:

  • Conceição Balsinha + Paula Ferraz + Fernanda Martins
  • Vanessa Sá + Teresa Jorge + Cláudia Sampaio
  • Ana Isabel Franco + Henriqueta Ferreira + Fernanda Martins
  • Inês Madeira + Alexandra Almeida + Alexandra Milheiro
  • Tiago Carneiro + Cristina Travassos + Vera Roquete
  • André Biscaia + Isabel Lobato + Cláudia Sampaio
  • Mário Santos + Laura Nunes + Vera Roquete
  • Luís Heitor + Ângelo Braz + Anabela Simões
  • Ana Maria Alves + Manuela Vieira + Anabela Simões
  • Joana Morais + Alexandra Almeida + Henriqueta Ferreira + Alexandra Milheiro

Localização

Situa-se na Rua Egas Moniz, nº 9010, 2º piso, 2765-628, no edifício de S. João do Estoril do Centro de Saúde de Cascais, junto à estrada Marginal, com uma vista privilegiada para o mar.

Área de abrangência

A USF Marginal presta cuidados aos utentes residentes nas freguesias de Cascais e Estoril, bem como a outros utentes residentes na área geográfica do concelho de Cascais.

Acessibilidade

O edifício de S. João do Estoril tem boa acessibilidade de carro, de autocarro e comboio (estação de S. João do Estoril dista a cerca de 300 metros).

Horário de funcionamento

Segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00
Sábado das 09h00 às 13h00

Alternativas assistenciais

Em situação de doença aguda ou face a necessidade de orientação relativamente ao serviço a que devem aceder nas situações urgentes, os utentes deverão contatar a linha SNS24 (808242424).

Sistema de marcação e gestão de consulta

A marcação pelo utente é realizada, preferencialmente, de forma não presencial, por via telefónica ou informática. As consultas de vigilância a grupos com necessidades especiais (Planeamento Familiar, Saúde Materna, Saúde Infantil) são preferencialmente agendadas pelo enfermeiro de família, e respeitam a periodicidade recomendada pela Direcção-Geral da Saúde. A consulta de doença aguda, para agendamento no próprio dia, é agendada após contacto e orientação pela linha do SNS24.

Consulta presencial

Consulta Programada – destina-se vigiar a saúde, a realizar atividades de prevenção ou a seguir problemas de saúde crónicos ou agudos que não necessitem de atendimento no próprio dia. Esta consulta pode ser marcada por iniciativa do utente ou pelo profissional de saúde.

Consulta de Doença Aguda– destina-se a atender os problemas de saúde agudos. Pode ser agendada após contacto e orientação pela Linha SNS24.

Consulta Domiciliária – destina-se a prestar cuidados de saúde a um paciente incapacitado de se deslocar à USF. Nesta situação o utente deverá contactar a sua equipa de saúde para que esta possa fornecer-lhe um conjunto de cuidados programados e continuados.

As consultas, tratamentos ou outros procedimentos serão feitos, tanto quanto possível, com hora marcada.

Consulta não presencial

Renovação de receituário crónico – Todos os utentes que estejam referenciados como doentes crónicos pelo seu médico de família podem pedir a medicação habitual através dos serviços da área pessoal do portal do SNS 24 e na aplicação móvel do SNS 24.

Poderá ainda contactar a sua unidade de saúde, presencialmente, telefonicamente ou, preferencialmente por email, informando a sua necessidade na renovação de medicação crónica.

Entrega de resultado de exames e análises – os resultados de exames ou análises solicitadas por um médico da USF Marginal, podem ser deixados no secretariado clínico, para serem avaliados, sempre que acordado com o respetivo médico. Será sempre entregue um recibo, que comprova a entrega dos exames para avaliação, e estes podem ser levantados três dias úteis depois, mediante a apresentação do respetivo recibo.

Teleconsulta – deverá ser agendada de acordo com as regras de consulta programada, na agenda do Médico ou Enfermeiro de Família, para esclarecimento de dúvidas e/ou situação de doença em que seja dispensável a observação física.


Endereço de correio eletrónico: usf.marginal@ulslo.min-saude.pt
Contacto telefónico: 214 643 720
Morada: Rua Prof. Egas Moniz, n.º 9010, piso 2, 2675-618, S. João do Estoril

Scroll to Top