Gastrenterologia

Localização: Hospital de Egas Moniz

Internamento
3º piso: 210 432 103

Consulta Externa
3º piso: 210 432 480

Unidade de Técnicas Endoscópicas
3º piso: 210 432 482

Email: gastrohem@ulslo.min-saude.pt


Direção: Dra. Cristina Chagas

Enfermeira Gestora: Enfª Ana Maria de Bastos Aires

Administrador Hospitalar: Dra. Graça Bessone


Médicos

Assistente Graduado Sénior

Dra. Cristina Chagas

Assistente Graduado

Dra. Paula Peixe

Assistente Graduado

Dr. Tiago Bana
Dr. Pedro Barreiro
Dr. Pedro Costa
Dr. Pedro Figueiredo
Dra. Rita Barosa
Dr. José Pedro Rodrigues
Dra. Joana Veloso Carmo
Dra. Liliana Carvalho
Dra. Daniela Reis
Dra. Catarina Félix

Internos Ano Comum

Dr. Rui Mendo
Dra. Catarina O’Neill
Dr. André Mascarenhas
Dra. Ana Rita Franco
Dra. Raquel Mendes

Enfermeiros

Internamento

Enfermeira Gestora:
Ana Bastos

Ana Carolina Rabaçal
Ana Catarina Santos
Ana Catarina Araújo
Ana Felícia Resende
André Quadrado
Ângela Pereira
Augusto Filho
Cátia Preto
Cláudia Soares
Diana Gonçalves
Diana Santos
Filipa Vital
Inês Garcia
Lúcio Alves
Patrícia Henriques
Rafaela Lopes
Raquel Ramos
Sara Pinto
Tiago Henriques
Ricardo Macedo
Susete Frango

Unidade de Técnicas Endoscópicas – HEM

Enfermeira Coordenadora:
França Segura

Conceição Rosa
Mª José Freitas
Cristina Cordeiro
Lucia Mendes
Joana Gago
Iris Brito
Diana Almeida
Rita Morujo
Ana Catarina Roque
Lídia Amaral
Sofia Seabra
Renato Bastos

Unidade de Técnicas Endoscópicas – HSFX

Isabel Saraiva
Leonor Saramago

Unidade de Técnicas Endoscópicas – HSC

Isabel Carvalho dos Santos

Assistentes Técnicos

Direção:
Justino Mano

Internamento:
Marco Matos

Consulta Externa:
Patrícia Durão

Unidade de Técnicas Endoscópicas – HEM:
Sandra Lima
Cristina André

Unidade de Técnicas Endoscópicas – HSFX:
Sónia Paiva

Unidade de Técnicas Endoscópicas – HSC:
Elisabete Rodrigues

Assistentes Operacionais

Internamento

Anabela Martins
Carla Lopes
Daniele Monteiro
Ivone Ramos
Joana Andrade
João Silva
Lucília Moutinho
Mª José Gonçalves
Nádia Ferreira
Rosa Silva
Sandra Rodrigues

Consulta Externa

Andrea Fernandes

Unidade de Técnicas Endoscópicas – HEM

Aline Ferreira
Carolina Perfeito
Cristiane Silva
Gabriela Rosa
Mª Zita Oliveira
Rosário Fortes
Vera Duarte

Unidade de Técnicas Endoscópicas -HSFX

Isabel Mendes
José Franco

Unidade de Técnicas Endoscópicas – HSC

Carolina Cascão


Organograma

O Serviço de Gastrenterologia define-se como um serviço focado na prestação de cuidados médicos centrados no utente, personalizados, e humanizados, pautando-se pela excelência técnico-profissional, de acordo com o estado da arte e as boas práticas clínicas e pelo respeito pela dignidade humana e o meio ambiente.

O Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) é neste momento um serviço direcionado para o tratamento de toda a patologia gastrenterológica e vocacionado na área do ambulatório para o diagnóstico e tratamento das doenças hepáticas, nomeadamente das hepatites e da doença hepática crónica, da Proctologia, e da Doença inflamatória do Intestino. Nos últimos anos o serviço adquiriu também ampla diferenciação no diagnóstico e tratamento endoscópico da patologia bilio-pancreática e no tratamento endoscópico das neoplasias superficiais do tubo digestivo pela técnica de Dissecção Endoscópica da Submucosa sendo referenciados para estas técnicas doentes de outras unidades hospitalares.

Nas técnicas endoscópicas, o serviço para além das técnicas endoscópicas diagnósticas e terapêuticas básicas como a endoscopia digestiva alta e colonoscopia, procede à realização de técnicas avançadas nomeadamente CPRE, Ultrassonografia Endoscópica, Videocápsula Endoscópica do intestino delgado e do cólon, Enteroscopia Assistida por balão, Gastrostomia Percutânea Endoscópica, Dissecção Submucosa Endoscópica, Miotomia per oral endoscópica, Elastografia Hepática e Estudos Funcionais de Alta Resolução do esófago.

O Serviço de Gastrenterologia do CHLO posicionou-se como um dos principais serviços para o tratamento da hepatite C a nível nacional.

Recebemos um grande número de doentes com Doença Inflamatória do Intestino – Doença de Crohn e Colite Ulcerosa, sendo um Centro de prescrição de tratamentos biológicos nesta área e colaborando em estreita relação com o Grupo Português de Estudos da Doença Inflamatória do Intestino – GEDII – e com o Grupo de Estudos Português do Intestino Delgado, na realização de estudos clínicos multicêntricos nacionais e internacionais.

Para melhor articulação com os doentes está disponível o endereço eletrónico gastroinflamatoria@chlo.min-saude.pt , dedicado ao apoio exclusivo dos doentes com doença inflamatória intestinal, seguidos no Serviço de Gastrenterologia do CHLO, que pretendam participar de forma ativa ou queiram colocar questões ou sugestões relativas aos seus tratamentos ou processos assistenciais.

A actualização contínua do conhecimento técnico e científico dos profissionais que compõem o serviço de Gastrenterologia é uma preocupação constante do serviço de modo a poder assegurar continuamente a excelência dos cuidados prestados.

Carteira de Serviços

Caracterização do Serviço (estrutura física)

O Serviço de Gastrenterologia do CHLO está distribuído geograficamente pelos 3 hospitais que compõem o CHLO – Hospital de Egas Moniz (Belém), Hospital de São Francisco Xavier (Restelo) e Hospital de Santa Cruz (Carnaxide).

O serviço principal está sediado no Hospital de Egas Moniz. O Serviço de Gastrenterologia do Hospital Egas Moniz reparte-se pela Consulta Externa, Internamento e Unidade de Técnicas com recobro situados no 3º piso e o Hospital de Dia no piso zero, do edifício do internamento. O internamento tem 12 camas (8 homens e 4 mulheres). No Hospital de S. Francisco Xavier e no Hospital de Santa Cruz funcionam duas Unidades de Técnicas, com uma sala de exames e uma sala de recobro em cada uma das Unidades. A Unidade de técnicas do Hospital de S. Francisco Xavier está situada no espaço físico do Serviço de Urgência Geral e é também o local onde funciona a Urgência Externa de Gastrenterologia do CHLO.


Ensino

O Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) tem como um dos seus principais objetivos a formação continua dos elementos profissionais que o compõem, na procura constante da atualização científica e profissional e consequentemente na melhoria contínua dos serviços prestados aos utentes que procuram o serviço.

Formação Pré-Graduada

O serviço colabora com a Faculdade de Medicina de Lisboa e Faculdade de Ciências Médicas na formação de alunos do 3º, 4º e 5º ano do Curso de Medicina.

Formação Pós-Graduada

O serviço tem programas de formação pós-graduada contínua para os seus enfermeiros e médicos.

Na estrutura organizativa interna do Serviço de Gastrenterologia do CHLO estão previstas reuniões semanais do serviço e mensais em colaboração com outras especialidades nomeadamente Imagiologia, Anatomia Patológica, Reumatologia e Dermatologia.

Os médicos do Serviço de Gastrenterologia integram regularmente as Comissão Organizadoras ou organizaram integralmente Cursos e Congressos Nacionais, participaram na moderação de mesas redondas, apresentaram comunicações científicas com os resultados do seu trabalho e frequentaram os principais Congressos Científicos Nacionais e Internacionais na área da Gastrenterologia, Endoscopia avançada, Hepatologia, Vias biliares, Pâncreas e Doença Inflamatória Intestinal.

O Serviço de Gastrenterologia do CHLO publica regularmente artigos científicos em revistas científicas nacionais e internacionais reconhecidas pelos seus pares. O Serviço de Gastrenterologia do CHLO tem idoneidade formativa de 100% para a formação específica em Gastrenterologia e idoneidade formativa de 93% para a subespecialidade de Hepatologia, recebendo e formando Internos da Formação específica em Gastrenterologia. O serviço formou nos últimos 3 anos, 2 internos da formação específica de Gastrenterologia e 2 estagiários de Angola e estão no ano de 2022, 6 internos da especialidade em formação. O serviço recebe ainda regularmente internos de formação específica de Gastrenterologia de outros Centros Hospitalares, e internos de formação específica de Medicina Geral e Familiar, para estágios formativos parcelares. Um dos Assistentes Hospitalares do Serviço é aluno de programa doutoral com vista a futura conclusão de Doutoramento.

Investigação

O serviço apresenta uma estratégia de participação em ensaios clínicos nomeadamente em ensaios internacionais e nacionais multicêntricos com especial enfoque na área da doença inflamatória intestinal e da hepatologia. O serviço privilegia sempre que possível, a produção de ensaios clínicos da iniciativa do serviço ou de grupos científicos portugueses dinamizadores.

Incentivam-se igualmente trabalhos científicos do serviço em colaboração com outras especialidades do CHLO.

No ano de 2022 estão a decorrer no serviço em 8 estudos clínicos multicêntricos nacionais e internacionais na área da patologia esofágica, hepatologia e da doença inflamatória intestinal.

O serviço tem no seu contrato programa referente á contratualização anual, objectivos estratégicos mínimos no que se refere ao número mínimo de artigos publicados, mas a produção anual do serviço ultrapassa largamente as metas contratualizadas.

Scroll to Top